Porque Reconquistar um Cliente Insatisfeito é um Excelente Investimento?

Porque Reconquistar um Cliente Insatisfeito é um Excelente Investimento?

Porque Reconquistar um Cliente Insatisfeito é um Excelente Investimento? é o tema deste artigo do colega médico Fausto Stangler.
Tempo de Leitura menor que 4 minutos

Você fica incomodado com reclamações dos seus clientes?

Você evita enfrentar seus clientes reclamantes?

Pois não deveria, jamais!

Como transformar as reclamações de clientes em oportunidades para descobrir pontos de melhoria e como transformar um cliente-reclamão em cliente-defensor

Para começar, você precisa compreender que a reclamação não é pessoal, e sim contra pontos de frustração e de expectativa frustrada em relação ao serviço ou a algum fato relevante.

Leia sobre gerenciamento de expectativas no artigo sobre satisfação de clientes

Clientes insatisfeitos silenciosos são extremamente perigosos para a sua reputação. Clientes insatisfeitos E QUE não reclamam é porque não tem o menor interesse em te ajudar (“não gostam e estão se lixando para você”).

Sempre que possível, respeite os clientes insatisfeitos silenciosos e faça-os se importarem e registrarem suas queixas. Faça valer a pena para eles.

Clientes insatisfeitos que reclamam desejam serem ouvidos e desejam te ajudar. Valem ouro, escute-os e seu atendimento como um todo vai melhorar.

Sim, este é o motivo número 1 das reclamações que são pertinentes: eles se preocupam com você. Preocupe-se com eles também!

Por isso, saiba que a passividade, o afastamento unilateral ou o confrontamento são posicionamentos que você deve evitar em gerenciamento de reclamações de clientes.

Você deve ajudá-los a entender o problema e conduzi-los pelo caminho da solução.

Utilize técnicas de escuta passiva e empatia para sair da posição de confrontamento e postar-se ao lado dele para enfrentarem juntos o inimigo comum (que você deve identificar o quanto antes).

Lembre-se sempre que as queixas não são pessoais contra você, mesmo que pareçam.

A escuta passiva permite aplacar a ira e capturar os motivos da queixa, e a empatia permite criar pontos de conexão para que sua versão seja inicialmente considerada.

O cliente “baixa a guarda” e você aproveita não para “bater”, mas para se colocar lado-a-lado e apresentar o inimigo em comum de vocês.

Coloque-se ao lado do cliente para enfrentarem juntos o inimigo comum

Após ouvir empaticamente, na oportunidade de apresentar sua versão para os fatos, identifique o problema e a origem do problema na forma de um inimigo comum real e factível. Mesmo que o erro seja seu ou de alguém da sua equipe, reconheça quando for o caso e identifique os motivos que levaram a isso.

Desvincule-se da queixa pessoal e concentre-se no inimigo comum. Os motivos então são o novo inimigo comum (e não mais você ou sua empresa) que levaram à origem do problema.

Corrija os motivos e o problema tenderá à solução. Finalmente, termine sempre que possível com um reconhecimento pelo esforço de ter reclamado e quando possível ou aplicável, retribua a gentileza.

Um exemplo didático ao receber uma contestação de paciente por um agendamento errado: “Verificamos que houve um equívoco no agendamento (reconhecimento do erro) por um funcionário que não aplicou o treinamento corretamente (o inimigo comum, e o porquê do erro), agora já identificamos o problema e vamos reforçar nossas rotinas de treinamento para que isso não volte a ocorrer com você ou com nossos próximos clientes (a solução). Obrigado por nos ajudar a identificar um problema que se não fosse a sua gentileza em nos informar (o reconhecimento), talvez demorássemos mais para resolver”.

Pronto, para a maioria das queixas leves, é o suficiente. Para uma dose maior, utilize a retribuição de gentilezas.

Opcionalmente, se o problema for relevante, emende ao final da solução algo como “E como forma de agradecimento pela sua gentileza (era uma reclamação, mas virou uma gentileza, certo?), vamos oferecer uma consulta-cortesia para você ou para alguém da sua família indicado por você com um dos profissionais da nossa clínica (retribuição de gentilezas)”.

O confronto com o cliente sempre é lesivo, pois corrobora a ideia de que nas adversidades a verdadeira faceta vem à tona (beligerância dá mais razão ao reclamante), e ao contrário, quando o cliente percebe o médico como justo e satisfatório, o sentimento de confiança é reforçado.

Alternativa para a retribuição de gentilezas, quando a situação não pode ser mais resolvida (por exemplo, um corte de cabelo errado é irreversível), é a pergunta mágica.

Assim que seu cliente estiver em posição calma e de escutar você, no final e faça a pergunta mágica:

O que te deixaria feliz se pudesse ser feito agora?

O que te deixaria feliz se pudesse ser feito agora?

Não há riscos: se você já ouviu a outra parte e há razoabilidade na queixa, a pergunta mágica vai ter uma resposta sensata também. Faça-a sempre, sem medo!

Há ainda mais um fator positivo para que as reclamações sejam consideradas e solucionadas da forma correta.

Evidências de estudos científicos comprovam que a lealdade do cliente ao profissional é reforçada quando as queixas são acolhidas.

Em outras palavras, quem tem suas reclamações encaminhadas tem muito mais probabilidade de voltar a ser cliente, e de propagar sua versão satisfeita para outros novos clientes.

Posto de forma simples, acolher uma queixa com empatia, lado-a-lado enfrentar o inimigo comum e fazer a pergunta mágica reforçam a confiança do cliente e o transforma em defensor das qualidades do médico perante seus familiares, colegas e amigos

E permitir que os clientes recomendem você é o sucesso do marketing boca-a-boca, a forma mais barata e mais consistente de marketing de serviços.

Leia mais sobre marketing boca a boca neste artigo

O médico que aplica conceitos de gestão inteligente em seu consultório deve treinar sua equipe para manter todos os canais abertos para receber opiniões e críticas dos seus clientes para aumentar ainda mais os níveis de satisfação.

E aqui está um efeito colateral benéfico de manter canais ativos de ouvidoria. Em geral as queixas oscilam em torno dos principais pontos de melhoria a considerar, o que vai tornar o seu atendimento inigualável para o seu cliente-alvo.

Isto significa que o médico gestor deve listar os maiores problemas capturados pelos canais de ouvidoria para priorizar o encaminhamento de soluções específicas.

Agindo de forma sistemática na identificação e resolução dos problemas é possível eliminar ou abolir as principais fontes de reclamação em um período muito curto de gestão inteligente.

Um forte abraço!

Programa Gestão Inteligente

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