Porque Reconquistar um Cliente Insatisfeito é um Excelente Investimento? é o tema deste artigo do colega médico Fausto Stangler.
Tempo de Leitura menor que 4 minutos
Você fica incomodado com reclamações dos seus clientes?
Você evita enfrentar seus clientes reclamantes?
Pois não deveria, jamais!
Para começar, você precisa compreender que a reclamação não é pessoal, e sim contra pontos de frustração e de expectativa frustrada em relação ao serviço ou a algum fato relevante.
Leia sobre gerenciamento de expectativas no artigo sobre satisfação de clientes
Clientes insatisfeitos silenciosos são extremamente perigosos para a sua reputação. Clientes insatisfeitos E QUE não reclamam é porque não tem o menor interesse em te ajudar (“não gostam e estão se lixando para você”).
Sempre que possível, respeite os clientes insatisfeitos silenciosos e faça-os se importarem e registrarem suas queixas. Faça valer a pena para eles.
Clientes insatisfeitos que reclamam desejam serem ouvidos e desejam te ajudar. Valem ouro, escute-os e seu atendimento como um todo vai melhorar.
Sim, este é o motivo número 1 das reclamações que são pertinentes: eles se preocupam com você. Preocupe-se com eles também!
Por isso, saiba que a passividade, o afastamento unilateral ou o confrontamento são posicionamentos que você deve evitar em gerenciamento de reclamações de clientes.
Você deve ajudá-los a entender o problema e conduzi-los pelo caminho da solução.
Utilize técnicas de escuta passiva e empatia para sair da posição de confrontamento e postar-se ao lado dele para enfrentarem juntos o inimigo comum (que você deve identificar o quanto antes).
Lembre-se sempre que as queixas não são pessoais contra você, mesmo que pareçam.
A escuta passiva permite aplacar a ira e capturar os motivos da queixa, e a empatia permite criar pontos de conexão para que sua versão seja inicialmente considerada.
O cliente “baixa a guarda” e você aproveita não para “bater”, mas para se colocar lado-a-lado e apresentar o inimigo em comum de vocês.
Após ouvir empaticamente, na oportunidade de apresentar sua versão para os fatos, identifique o problema e a origem do problema na forma de um inimigo comum real e factível. Mesmo que o erro seja seu ou de alguém da sua equipe, reconheça quando for o caso e identifique os motivos que levaram a isso.
Desvincule-se da queixa pessoal e concentre-se no inimigo comum. Os motivos então são o novo inimigo comum (e não mais você ou sua empresa) que levaram à origem do problema.
Corrija os motivos e o problema tenderá à solução. Finalmente, termine sempre que possível com um reconhecimento pelo esforço de ter reclamado e quando possível ou aplicável, retribua a gentileza.
Um exemplo didático ao receber uma contestação de paciente por um agendamento errado: “Verificamos que houve um equívoco no agendamento (reconhecimento do erro) por um funcionário que não aplicou o treinamento corretamente (o inimigo comum, e o porquê do erro), agora já identificamos o problema e vamos reforçar nossas rotinas de treinamento para que isso não volte a ocorrer com você ou com nossos próximos clientes (a solução). Obrigado por nos ajudar a identificar um problema que se não fosse a sua gentileza em nos informar (o reconhecimento), talvez demorássemos mais para resolver”.
Pronto, para a maioria das queixas leves, é o suficiente. Para uma dose maior, utilize a retribuição de gentilezas.
Opcionalmente, se o problema for relevante, emende ao final da solução algo como “E como forma de agradecimento pela sua gentileza (era uma reclamação, mas virou uma gentileza, certo?), vamos oferecer uma consulta-cortesia para você ou para alguém da sua família indicado por você com um dos profissionais da nossa clínica (retribuição de gentilezas)”.
O confronto com o cliente sempre é lesivo, pois corrobora a ideia de que nas adversidades a verdadeira faceta vem à tona (beligerância dá mais razão ao reclamante), e ao contrário, quando o cliente percebe o médico como justo e satisfatório, o sentimento de confiança é reforçado.
Alternativa para a retribuição de gentilezas, quando a situação não pode ser mais resolvida (por exemplo, um corte de cabelo errado é irreversível), é a pergunta mágica.
Assim que seu cliente estiver em posição calma e de escutar você, no final e faça a pergunta mágica:
O que te deixaria feliz se pudesse ser feito agora?
Não há riscos: se você já ouviu a outra parte e há razoabilidade na queixa, a pergunta mágica vai ter uma resposta sensata também. Faça-a sempre, sem medo!
Há ainda mais um fator positivo para que as reclamações sejam consideradas e solucionadas da forma correta.
Evidências de estudos científicos comprovam que a lealdade do cliente ao profissional é reforçada quando as queixas são acolhidas.
Em outras palavras, quem tem suas reclamações encaminhadas tem muito mais probabilidade de voltar a ser cliente, e de propagar sua versão satisfeita para outros novos clientes.
E permitir que os clientes recomendem você é o sucesso do marketing boca-a-boca, a forma mais barata e mais consistente de marketing de serviços.
Leia mais sobre marketing boca a boca neste artigo
O médico que aplica conceitos de gestão inteligente em seu consultório deve treinar sua equipe para manter todos os canais abertos para receber opiniões e críticas dos seus clientes para aumentar ainda mais os níveis de satisfação.
E aqui está um efeito colateral benéfico de manter canais ativos de ouvidoria. Em geral as queixas oscilam em torno dos principais pontos de melhoria a considerar, o que vai tornar o seu atendimento inigualável para o seu cliente-alvo.
Isto significa que o médico gestor deve listar os maiores problemas capturados pelos canais de ouvidoria para priorizar o encaminhamento de soluções específicas.
Agindo de forma sistemática na identificação e resolução dos problemas é possível eliminar ou abolir as principais fontes de reclamação em um período muito curto de gestão inteligente.
Um forte abraço!
Programa Gestão Inteligente
★ Exclusivo Para Médicos ★
Você pode receber e guardar a SÉRIE COMPLETA da qual este artigo sobre "Porque Reconquistar um Cliente Insatisfeito é um Excelente Investimento?" faz parte
Gestão Inteligente de Médico para Médico
Clique para receber a série completa e gratuita do
Dr. Fausto Stangler doPrograma Gestão Inteligente, de
Colega para Colega Médico.
Gostou? Compartilhe e ajude quem você gosta
Só compartilhe conteúdos bacanas com seus amigos
Participe! Mande a sua pergunta...
Se você deseja algum esclarecimento adicional sobre qualquer assunto deste artigo Porque Reconquistar um Cliente Insatisfeito é um Excelente Investimento?, por favor deixe sua pergunta para mim no espaço abaixo. Comentários, críticas e sugestões também são bem-vindos😉👍