Missão, Visão e Valores do Seu Consultório

Missão, Visão e Valores do Seu Consultório

Missão, Visão e Valores do Seu Consultório é o tema deste artigo do colega médico Fausto Stangler.
Tempo de Leitura menor que 6 minutos

Antes de mais nada, eu pergunto:

  • Você tem metas claras (para este ano profissional)?
  • Você traçou estratégias (para atingir suas metas profissionais)?
  • Você tem um plano de crescimento (ou um objetivo profissional maior a almejar)?
  • Seus clientes sabem qual é o seu plano?

Como e porque você deve definir uma estratégia profissional clara e consistente e divulgar sua estratégia para seus clientes, e como isso vai ajudar você a atingir estas próprias estratégias

Se você faz o que deve ser feito no seu trabalho, então você está usando as táticas corretas.

É óbvio presumir que você faz isso.

Se você faz de forma organizada e sequencial, com um conjunto de regras e procedimentos, não necessariamente imutável, mas reprodutível, de forma que para uma mesma ação, você tem a mesma reação, então você segue um método. É muito provável que você siga pelo menos um  método em sua vida profissional, em maior ou menor intensidade.

Todo mundo faz isso.

Mas fique presente que seguir o método é diferente de seguir o plano.

Se você tem uma visão aérea ou um mapa da sua jornada, se você tem um destino e um propósito em mente e a rota traçada para atingi-lo, então você tem um plano, uma estratégia. Muito provavelmente você não tem esse plano claro e bem definido.

E acaso você tenha, é certo que seu cliente ainda não sabe disso.

Na verdade, não ter a sua estratégia ou plano claros e definidos não é culpa sua.

A culpa pelo status quo da sociedade atual, ou status quo do marinheiro, ou do náufrago, refém das vontades do mar, não é sua.

Ninguém explicou isso para você antes.

A culpa não é sua. Mas a solução passa por sua ação e por sua vontade própria

A culpa não é sua. Mas a solução passa por sua ação e por sua vontade própria.

Quem tem um plano claro, definido e com objetivo para sua vida profissional sempre se destaca da multidão. Perceba que a maior parte das metas pessoais são meras promessas e sonhos de Réveillon, e isto não é estratégia. Planos ou sonhos profissionais, quando existem, também são inconsistentes.

A consistência da sua estratégia é que vai fazer você chegar ao seu destino final.

A música “Deixe a vida me levar” representa o indivíduo medíocre ou mediano (de média estatística), e ao contrário da lógica e da razão, não valoriza a estratégia. Eu chamo de filosofia do náufrago.

Jean Paul Sartre já afirmou em 1952, antes portanto do filósofo Zeca Pagodinho, que “Não importa o que a vida fez de você, mas o que você fez com o que a vida fez de você.

Definitivamente, “deixe a vida me levar” não é filosofia de vida, e o autor da frase também não é filósofo.

O que você faz com o que a vida faz de você?

O que você faz com o que a vida faz de você?

Parece simples, mas é de uma consistência existencial desconcertante.

Em administração, isso é chamado de estratégia. Estratégia cria oportunidades e desenha o melhor conjunto de táticas para executar o plano apesar dos obstáculos e desafios.

No seu consultório médico, como na administração, a estratégia é condensada em conceitos e valores com os quais sua empresa ou você se identificam.

Comunique a sua estratégia para seus clientes. 

Devem ser conceitos simples para que seus clientes percebam a sua estratégia para atingir seu destino e seu propósito.

Esta declaração dos seus valores permite que seus clientes percebam e se juntem a você (e não à concorrência) na sua jornada, caso se identifiquem. E não se preocupe, ela não afasta os demais clientes (exceto aqueles que não deveriam em hipótese se aproximar de você de qualquer maneira).

Tenha certeza que estes clientes que se juntam a você por afinidade serão os seus clientes mais satisfeitos. E serão mais satisfeitos com você do que seriam com outros colegas, não porque você é tecnicamente superior, mas porque se identificam com seus ideais. Perceba que você permite que seus clientes se sintam mais satisfeitos do que estariam se fossem atendidos por outros profissionais.

Se não fizer isto por você, faça por consideração à sua profissão. Você deve dar aos seus potenciais clientes o privilégio da escolha consciente.

Se todos os clientes tivessem a oportunidade encontrar os profissionais com quem mais se identificam, seria muito mais fácil realizar o seu e o meu trabalho, pois os seus clientes que não se identificam com você podem ser os clientes que se identificam comigo, e vice-versa.

Pelo menos faça isso por você, e permita a clientes que desejam ser seus clientes, por se identificarem também com seus princípios, lhe encontrem através de seus ideais.

O médico inteligente percebe que se diferenciar pelos valores e pelos ideais permite reduzir e muitas vezes tornar a concorrência insignificante.

Leia mais sobre proposta única de valor neste artigo

São três conceitos que devem ser condensados e anunciados na comunicação da sua estratégia para seus clientes. Mas não para todos, pois há vários tipos de clientes.

Leia mais sobre tipos de clientes neste artigo

  • A missão indica a razão de exercer a sua profissão, o motivo e o porquê de você fazer o que você faz. Um exemplo simples pode ser “fazer o bem através da Medicina”, ou então “conseguir a transformação positiva das pessoas através do exercício da Medicina”. Ambos são exemplos genéricos, porém quanto mais específico o verdadeiro, melhor.
    Aqui nós acreditamos que o conhecimento técnico em gestão pode transformar o seu consultório e a sua profissão. 
  • A visão, ou visão de futuro,  indica o rumo que você pretende tomar, o que você deseja atingir ou em quem você pretende se transformar. Por exemplo, ser o “médico de referência na indicação dos meus atuais clientes”, ou então “ser o maior especialista em XYZ na minha região de atendimento”.
    Aqui nós acreditamos que a Gestão Inteligente do Consultório permite identificar e selecionar os melhores pacientes, ser bem remunerado por isso, e atingir mais qualidade de vida com menos desgaste profissional
  • Os valores são ideais ou princípios que você acredita e que embasam o seu comportamento, as suas habilidades e as suas atitudes. Os valores são o seu “estômago”, aquele órgão que você consulta para tomar uma decisão difícil, e que “embrulha” quando você toma a decisão errada, ou que “vibra” quando você toma a decisão correta. Em outras palavras, é a régua pela qual você mede o mundo. É a sua régua.
    Nosso principal valor é satisfação plena do cliente, e para isso usamos princípios de justiça, transparência, ética, trabalho eficiente e  qualidade de vida. 

De maneira geral, você pode ter valores econômicos ou estéticos, valores ambientais ou valores políticos. Por exemplo, satisfação do cliente, respeito ao meio ambiente, contribuição para uma sociedade mais justa,  e assim por diante. Representam as linhas e o traçado do seu fundamento moral e ético.

Eu, por exemplo, acredito que existe hoje grande distância entre a excelência do conhecimento de ponta e a valorização justa do trabalho médico. Eu acredito que o conhecimento transforma, e que com conhecimentos de Gestão Inteligente e de Marketing Ético é possível para o médico conquistar mais qualidade de vida, mais estabilidade financeira e maior valorização profissional, para exercer a Excelência técnica com dignidade profissional.

Este é o meu posicionamento muito claro de missão, visão e valores. Se você concorda comigo, eu lhe convido a me acompanhar nesta jornada.

Leia mais sobre meu propósito neste artigo

O exercício de definir sua sua missão, seus valores e sua visão de futuro é extremamente difícil e doloroso, porque auto-conhecimento e crescimento são processos difíceis e dolorosos.

Por isso somos tão poucos que temos posicionamento claro sobre estes aspectos. E por isso podemos colher os frutos de ter cumprido esta etapa.

Se você deseja dar um passo significativo à frente, em direção à sua qualidade de vida, valorização dignidade profissional, comece com o desafiador exercício individual de definir seu propósito e sua visão de futuro

Zeca Pagodinho cantarola “Deixa a vida me levar”, enquanto Sartre concluiu que “importante é o que você faz com o que a vida fez de você”.

Toda decisão implica abandonar outras escolhas. A própria inércia é uma decisão. Agora é a sua vez de decidir.

Um forte abraço!

Programa Gestão Inteligente

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