Lucratividade no Consultório – Melhores Clientes: Faturamento e Lucro São Conceitos Diferentes – Parte 2

Lucratividade no Consultório – Melhores Clientes: Faturamento e Lucro São Conceitos Diferentes – Parte 2

Lucratividade no Consultório – Melhores Clientes: Faturamento e Lucro São Conceitos Diferentes – Parte 2 é o tema deste artigo do colega médico Fausto Stangler.
Tempo de Leitura menor que 3 minutos

No primeiro artigo desta série foi explicada a diferença entre ter ou não a agenda lotada e como isso leva alguns colegas a trabalharem menos e lucrarem mais, enquanto outros “se matam de tanto trabalhar” e “mal conseguem pagar as contas”. Leia a parte 1 da série Melhores Clientes.

Daqui para frente você deve entender que produção médica, faturamento e lucratividade são conceitos relacionados, mas essencialmente diferentes

Daqui para frente você deve entender que produção médica, faturamento e lucratividade são conceitos relacionados, mas essencialmente diferentes.

Em gestão se aprende que o objetivo de qualquer negócio, como o seu consultório ou a sua profissão, é obter lucro para o seu sustento e para re-investir na sua própria profissão. Uma empresa ou um profissional que não lucra no final do mês está condenado à falência, ou então é mero hobby.

É fato óbvio que todo o faturamento do consultório advém da produção médica. Quanto mais consultas e procedimentos você realizar, maior será o seu faturamento, o que é bom para você.

Por isso que muitos colegas tendem a assumir vários plantões em sequência ou enfileirar pacientes e procedimentos em busca da maior produção possível para conseguir o maior faturamento, principalmente nestes tempos modernos de honorários acachapantes.

Não está errado, mas é ousado, pois a sobrecarga aumenta a chance de insatisfação e de erro médico, e por fim acaba se tornando perigoso para o médico e também para o paciente. É uma estratégia que dá resultados a curto prazo, mas é muito arriscada e definitivamente contra-indicada para longos períodos e para a estratégia de carreira médica.

Em contabilidade, faturamento é o total de receitas (produção médica), enquanto lucratividade é o faturamento menos as despesas necessárias para obter o faturamento.

No seu caso, o faturamento advém do seu trabalho médico, e a lucratividade é o que sobra depois de contabilizadas as despesas de trabalho. Faturamento é o resultado do trabalho.

Faturamento é o resultado do trabalho. Lucratividade é o que sobra depois do trabalho

Lucratividade é o que sobra depois do trabalho. 

Você aumenta a lucratividade quando diminui os custos ou quando aumenta o faturamento. Diminuir custos nem sempre é possível, mas sempre deve ser considerado.

Você aumenta o faturamento ou com mais horas de trabalho (médico comum) ou com melhor remuneração pelas mesmas horas de trabalho (gestão inteligente).

Você aumenta sua remuneração pela sua hora de trabalho ao selecionar os melhores clientes. Ao melhorar seu perfil de clientes, você consegue aumentar seu faturamento de forma simples e eficiente, com mais qualidade de vida e menos sobrecarga de trabalho.

A gestão inteligente aplica estes conceitos para identificar os piores e os melhores clientes e ao fim direcionar o atendimento para o público mais lucrativo.

NOTA: Como já alertado, este é um texto franco e aberto sobre lucros na Medicina. Recomendo que você interrompa a leitura agora se sentir desconforto com o lucro do seu próprio trabalho (sem ganância, apenas lucro para qualidade profissional e reinvestimento) .

O texto está dividido em 4 partes para que você reflita antes de continuar.

Na parte 3 sobre melhores clientes você verá estes conceitos aplicados às tabelas dos convênios de forma prática e didática, e vai se surpreender com as suas próprias conclusões.

Um forte abraço!

Programa Gestão Inteligente

★ Exclusivo Para Médicos ★

Você pode receber e guardar a SÉRIE COMPLETA da qual este artigo sobre "Lucratividade no Consultório – Melhores Clientes: Faturamento e Lucro São Conceitos Diferentes – Parte 2" faz parte 
Gestão Inteligente de Médico para Médico

EU QUERO

Clique para receber a série completa e gratuita do

Dr. Fausto Stangler do
Programa Gestão Inteligente, de
Colega para Colega Médico
.

Gostou? Compartilhe e ajude quem você gosta

Só compartilhe conteúdos bacanas com seus amigos

Participe! Mande a sua pergunta...

Se você deseja algum esclarecimento adicional sobre qualquer assunto deste artigo Lucratividade no Consultório – Melhores Clientes: Faturamento e Lucro São Conceitos Diferentes – Parte 2, por favor deixe sua pergunta para mim no espaço abaixo. Comentários, críticas e sugestões também são bem-vindos😉👍

Comentários