Marketing em Medicina

Marketing em Medicina

Marketing em Medicina é o tema deste artigo do colega médico Fausto Stangler.
Tempo de Leitura menor que 2 minutos

Os médicos conhecem e usam ferramentas de marketing?

Você ou seus colegas próximos conhecem e usam ferramentas eficientes e éticas de marketing?

Ou sequer cogitam falar sobre marketing em Medicina?

A importância de utilizar princípios éticos e estratégias corretas de marketing médico que geram valor e estreitam relacionamento com os clientes para obter reconhecimento profissional e prestígio social

Da forma como a palavra marketing é percebida através do seu uso cotidiano, está impregnada de preconceitos. Principalmente por causa do mau uso do marketing.

Em sua forma mais descritiva, marketing é um termo amplo para descrever os meios de comunicação entre uma empresa e o consumidor final.  A finalidade do marketing é criar valor e satisfação para o cliente através de produtos ou serviços que sejam do interesse dele.

Em outras palavras, é servir ao cliente. Algo que também está na essência da prática da Medicina.

O médico deve utilizar princípios éticos e estratégias corretas de marketing que geram valor e estreitam relacionamento com seus clientes para obter reconhecimento profissional e prestígio social

O marketing sério abrange o estudo do mercado, e a definição de estratégias de publicidade, vendas e pós-vendas para gerar valor e atingir a satisfação do cliente. O marketing sério vai contra a propaganda recheada de falsas promessas e desconectada da realidade que caracteriza a publicidade mal feita.

A Associação Americana de Marketing definiu Marketing em 2005 (há mais de 15 anos) como um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes e que administra o relacionamento, para beneficiar a organização e o público.

Philip Kotler, professor e consultor reconhecido na área de Administração e Marketing, definiu ainda em 1999 que marketing é a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefícios, através de valor e relacionamentos.

Entender conceitos chaves como benefícios, valor e relacionamentos com clientes são os primeiros passos éticos para começar a utilizar estratégias de Marketing em Medicina.

Neste outro artigo você vai encontrar uma das questões fundamentais para compreender a essência do marketing: a diferença entre valor e preço.

Anote: o médico inteligente DEVE utilizar princípios éticos e estratégias corretas de marketing que geram valor e estreitam relacionamento com seus clientes para obter reconhecimento profissional e prestígio social.

Um forte abraço!

Programa Gestão Inteligente

★ Exclusivo Para Médicos ★

Você pode receber e guardar a SÉRIE COMPLETA da qual este artigo sobre "Marketing em Medicina" faz parte 
Gestão Inteligente de Médico para Médico

EU QUERO

Clique para receber a série completa e gratuita do

Dr. Fausto Stangler do
Programa Gestão Inteligente, de
Colega para Colega Médico
.

Gostou? Compartilhe e ajude quem você gosta

Só compartilhe conteúdos bacanas com seus amigos

Participe! Mande a sua pergunta...

Se você deseja algum esclarecimento adicional sobre qualquer assunto deste artigo Marketing em Medicina, por favor deixe sua pergunta para mim no espaço abaixo. Comentários, críticas e sugestões também são bem-vindos😉👍

Comentários