Caro e Barato em Medicina

Caro e Barato em Medicina

Caro e Barato em Medicina é o tema deste artigo do colega médico Fausto Stangler.
Tempo de Leitura menor que 4 minutos

Qual é a sua resposta rápida para a seguinte pergunta…

R$ 1.000,00 é caro ou barato?   R$ 80,00 é caro ou barato?

A resposta óbvia é… Depende do que se está recebendo ao pagar essa quantia.

Porque a percepção de caro ou barato depende da percepção de valor que se recebe ao pagar o preço apresentado

Você é um profissional BIC ou um MONT BLANC?

Esse valor por uma caneta bic é extremamente caro, mas por um instrumento de escrita sofisticado Mont Blanc não é nem um pouco caro.

E por uma consulta médica…?

A relação entre preço e valor percebido pelo cliente é que determina se uma caneta é cara ou barata, ou se sua consulta médica é cara ou barata.

NOTE: percebido pelo cliente!

Anote este conceito:

Barato é quando o preço é menor que o valor percebido pelo cliente

Fora disso, todo o resto é caro demais!

Ou então, em nosso contexto médico: R$ 300,00 por uma consulta médica particular é caro ou barato?

R$ 50,00 por uma consulta médica de convênio é caro ou barato?

R$ 10,00 por uma consulta médica do SUS é caro ou barato?

O conceito de caro ou barato está intimamente ligado à percepção de valor pelo cliente.

Neste outro artigo você pode compreender a diferença entre valor e preço.

A percepção de valor pelo cliente tem dois componentes: O primeiro é intangível e é a expectativa do cliente. Se a expectativa está sendo preenchida, se os benefícios desejados pelo cliente serão atingidos, e se “vale a pena” pagar o preço.

Qual o real valor da sua consulta?

Neste ponto fica claro que é o cliente quem decide se vale a pena pagar o preço para conseguir o benefício.

Quem decide o preço é o cliente (aceitando pagar o seu valor/preço ou não)!

O segundo componente da equação caro-barato de “percepção de valor pelo cliente”, agora fica evidente: é o próprio cliente! Diferentes clientes terão diferentes expectativas, conforme suas necessidades.

Conhecer o cliente e suas necessidades permite identificar que tipo de valor está sendo procurado, e quanto em média o cliente está disposto a pagar por isso.

Atenção: na Medicina, nem sempre o paciente e o cliente são a mesma pessoa.

Aliás, na maioria das vezes não são! Por exemplo, em alguns casos o cliente é o gestor do SUS ou o próprio convênio, e o paciente é o simples usuário destes serviços.

Parece simplório, mas este único conceito tem o poder de mudar seu posicionamento profissional de forma definitiva (por exemplo, diminuindo seus custos ao não mais oferecer serviços que interessam só ao usuário, e jamais serão valorizados pelo cliente pagador).

Se o seu verdadeiro cliente não percebe benefícios pelo seu serviço, o preço baixo e o alto custo são o resultado direto, pois a prestação do serviço é cara e não tem valor significativo

Neste artigo você pode ler mais sobre os diferentes papéis de compra na saúde, em que nem sempre (quase nunca) o cliente e o paciente são a mesma pessoa.

NOTA: Como a Medicina é exercida em um mercado regulado pelo Governo, e pelos convênios (que por sua vez são também regulados pelo Governo), a determinação de preço é regulamentada por órgãos federais (habituados a commodities e licitações por preço mínimo, independente de valor). Por outro lado, o exercício da Medicina é fiscalizado por conselhos de classe, de forma que existem padrões mínimos de conduta obrigatórios e desejáveis, mas que padronizam em parte os benefícios técnicos oferecidos. Na equação de preço e valor, em que o preço é fixo e determinado por órgãos federais, e o valor gerado é fixo e padronizado pelo rígido código de conduta obrigatório, parece não haver alternativas. Mas a solução é simples para quem conhece princípios da Gestão Inteligente, compreende as características e necessidades do seu cliente-alvo e se posiciona como tendo a solução para estes diferenciais específicos além da proficiência técnica.

Neste artigo eu explico porque os baixos valores percebidos pelo mercado (o cliente-personificado) são o verdadeiro motivo da banalização da Medicina, e como você pode escapar dessa armadilha

Com estes conceitos de valor-preço-benefício em mente, dá para antever porque muitas vezes a mesma consulta médica pode ser percebida como cara ou barata por diferentes clientes, e como o médico inteligente pode se beneficiar disso.

Um forte abraço!

Programa Gestão Inteligente

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