Marketing em Medicina é o tema deste artigo do colega médico Fausto Stangler.
Tempo de Leitura menor que 2 minutos
Os médicos conhecem e usam ferramentas de marketing?
Você ou seus colegas próximos conhecem e usam ferramentas eficientes e éticas de marketing?
Ou sequer cogitam falar sobre marketing em Medicina?
Da forma como a palavra marketing é percebida através do seu uso cotidiano, está impregnada de preconceitos. Principalmente por causa do mau uso do marketing.
Em sua forma mais descritiva, marketing é um termo amplo para descrever os meios de comunicação entre uma empresa e o consumidor final. A finalidade do marketing é criar valor e satisfação para o cliente através de produtos ou serviços que sejam do interesse dele.
Em outras palavras, é servir ao cliente. Algo que também está na essência da prática da Medicina.
O marketing sério abrange o estudo do mercado, e a definição de estratégias de publicidade, vendas e pós-vendas para gerar valor e atingir a satisfação do cliente. O marketing sério vai contra a propaganda recheada de falsas promessas e desconectada da realidade que caracteriza a publicidade mal feita.
A Associação Americana de Marketing definiu Marketing em 2005 (há mais de 15 anos) como um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes e que administra o relacionamento, para beneficiar a organização e o público.
Philip Kotler, professor e consultor reconhecido na área de Administração e Marketing, definiu ainda em 1999 que marketing é a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefícios, através de valor e relacionamentos.
Entender conceitos chaves como benefícios, valor e relacionamentos com clientes são os primeiros passos éticos para começar a utilizar estratégias de Marketing em Medicina.
Neste outro artigo você vai encontrar uma das questões fundamentais para compreender a essência do marketing: a diferença entre valor e preço.
Anote: o médico inteligente DEVE utilizar princípios éticos e estratégias corretas de marketing que geram valor e estreitam relacionamento com seus clientes para obter reconhecimento profissional e prestígio social.
Um forte abraço!
Programa Gestão Inteligente
★ Exclusivo Para Médicos ★
Você pode receber e guardar a SÉRIE COMPLETA da qual este artigo sobre "Marketing em Medicina" faz parte
Gestão Inteligente de Médico para Médico
Clique para receber a série completa e gratuita do
Dr. Fausto Stangler doPrograma Gestão Inteligente, de
Colega para Colega Médico.
Gostou? Compartilhe e ajude quem você gosta
Só compartilhe conteúdos bacanas com seus amigos
Participe! Mande a sua pergunta...
Se você deseja algum esclarecimento adicional sobre qualquer assunto deste artigo Marketing em Medicina, por favor deixe sua pergunta para mim no espaço abaixo. Comentários, críticas e sugestões também são bem-vindos😉👍