Indicabilidade do Consultório é o tema deste artigo do colega médico Fausto Stangler.
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Você gostaria que seus clientes indicassem você para os familiares, colegas e amigos?
Será possível descobrir quais os clientes tem mais propensão a lhe indicar ou comentar a seu respeito para outras pessoas?
A indicabilidade, índice NPS ou Net Promoter Score foi criado para descobrir com apenas uma pergunta qual o grau de satisfação do consumidor.
A satisfação dos clientes é fundamental para o sucesso do consultório. Leia o artigo sobre satisfação de clientes
Se houvesse uma única pergunta que pudesse responder de forma confiável e reprodutível qual o sentimento da experiência do consumidor…
Uma pergunta simples o suficiente para ser realizada em questionários por escrito, ou por telefone ou mesmo pessoalmente ao final do atendimento.
Uma única pergunta reprodutível que pudesse comparar a empresa em diferentes momentos da sua atividade. Ou mesmo comparar diferentes empresas de uma área de atuação sobre o grau de satisfação e a probabilidade de indicação da empresa para outros familiares, colegas e amigos.
Esta pergunta gerou a indicabilidade, índice NPS, ou Net Promoter Score, e mede a possibilidade do médico ou da empresa serem indicados no futuro, mede a indicabilidade do médico, se é que essa palavra existe em algum idioma.
Como descobrir se você é alguém que seus clientes desejarão indicar para familiares, amigos ou colegas.
A pergunta fundamental que você (ou sua secretária) deve fazer após o seu atendimento é
As respostas são agrupadas em três categorias.
Os detratores são os que respondem de 0 a 6.
Os neutros respondem entre 7 e 8.
E os indicadores respondem entre 9 e 10.
Se você puder, acrescente imediatamente uma segunda pergunta para os detratores e neutros:
O que poderíamos ter feito diferente para você dar nota 10?
E para o grupo dos seus indicadores, peça para que se lembrem de indicar você aos familiares, amigos e colegas. Para os pacientes indicadores, o ato de pedir indicação será percebido como possibilidade de retribuição pelo atendimento de que tanto gostaram. Cumprirão o seu pedido com prazer, tenha certeza disso!
Também identifique-os e passe a estreitar seu relacionamento com seus indicadores. Transforme-os em clientes leais ou mesmo seus advogados-de-defesa.
Leia sobre tipos de clientes para refinar suas abordagens de relacionamento
De posse dos números de detratores, neutros e indicadores, calcular o índice de indicabilidade, ou índice NPS é fácil.
Simplesmente some o percentual de indicadores e diminua o percentual de detratores. O resultado será a sua indicabilidade.
Em uma fórmula: (indicadores/participantes) – (detratores/participantes)
Por exemplo, se em um mês ou em um período, você perguntou aos seus clientes e encontrou 25 detratores, 50 neutros e 175 indicadores, seu NPS é 75% no período, o que é muito bom.
Resultados abaixo de 50% indicam problemas importantes para resolver antes de continuar qualquer outra coisa. Pare tudo e resolva imediatamente!
Notas entre 50% e 75% indicam resultados satisfatórios mas que merecem aprimoramento antes de utilizar o marketing boca-a-boca, e notas acima de 75% indicam um bom desempenho.
Leia sobre marketing boca-a-boca quando sua indicabilidade estiver satisfatória
O médico inteligente utiliza o índice NPS para medir o grau de satisfação dos seus clientes, e também para selecionar seus clientes indicadores e manter relacionamento de fidelização específico, além de aplicar estratégias de marketing boca a boca com precisão nos clientes certos, o que vai potencializar o movimento do consultório de forma exponencial e altamente impactante.
Dica Expert: Se você deseja que seu consultório tenha um crescimento meteórico, mantenha seu índice NPS acima de 90%.
Um forte abraço!
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