Manifesto Médico: Somos Como Sal?
Essa frase foi atribuída em 2012 pelo ex-presidente da AMB Dr. Antônio Celso Nassif (imagem à esquerda) ao ex-governador da Bahia entre 1989 e 1991 Nilo Coelho.
Essa frase foi proferida pelo ator e diretor de cinema Charles Chaplin, na imagem como Carlitos, seu personagem icônico, numa previsão imaginária sobre o trabalho médico no próximo século.
Esse sentimento faz parte da sua realidade como médico?
Alguma vez você já se sentiu abusado ao realizar um ato médico a uma remuneração vil?
Leia um pouco mais.
Considere estes dois fatos e a conclusão óbvia sobre o exercício da Medicina: Se (1) a remuneração é determinada pelo Governo (SUS) ou pelos convênios (privados) e Se (2) o limite do exercício da profissão é determinado pelos conselhos de classe, logo (3) o médico encontra-se com restrições de variabilidade da atuação e da remuneração profissional.
Em outras palavras, o SUS e os convênios estabelecem um teto de remuneração (o teto é baixo) e o CRM exige uma consulta completa e de qualidade (o piso é alto). Grosso modo: quem exige, exige muito; e quem paga, paga pouco.
O que temos no meio somos nós os médicos espremidos pelos dois lados, e não há outra opção sem comprometer o faturamento e a própria subsistência do médico a não ser oferecer uma consulta-padrão a uma remuneração-padrão por um médico-padrão a um cliente altamente exigente, enquanto trabalhamos a resmungar e mendigar de pires na mão, tanto faz se é você ou outro colega.
Por isso que médico é como sal: branquinho, barato e abundante.
De forma resumida, é isso que eu e você sentimos diariamente no exercício da Medicina!
Então é isso? É assim que acaba?
Não necessariamente! Mas a solução requer uma estratégia diferente.
Lembre-se que Medicina é Arte E Ciência, tradição que remete ao Corpus Hippocraticum e ao Juramento Médico.
E como um artista, nosso trabalho médico é artesanal. E acima da arte, médicos cuidam da vida, e não de objetos ou emoções.
Mais do que nunca, e como sempre, o exercício da Medicina deve ser individualizado.
Antes de apresentar uma solução, deixe-me me apresentar.
Eu sou o Dr. Fausto Stangler, médico formado em 1999, oftalmologista atuante e apaixonado por administração de médicos para médicos. Aqui eu falo sobre a gestão inteligente do consultório médico com um olhar prático e eficiente, como eu faço no meu próprio consultório e ajudo meus colegas médicos a enxergarem um futuro melhor na nossa profissão.
Entenda que aumentar o nosso conhecimento aplicado em gestão médica permite a nós médicos identificar e selecionar os melhores pacientes, e permite construir uma clientela sólida e bem formada, ser bem remunerado por isso, e ao final nos permite atingir mais qualidade de vida com menos desgaste profissional.
Eu já faço isso no dia-a-dia do meu consultório. Mas eu creio que reunir um grupo altamente diferenciado de colegas para discutir gestão inteligente do consultório médico é um primeiro passo na direção correta de valorização da nossa profissão como um todo. Não é um caminho difícil, mas é um caminho longo, é uma jornada, cada passo, mesmo que pequeno, nos aproxima de um desfecho melhor.
Mas para isso é necessário que os cada colega médico individualmente entenda e compreenda que deve também dar o seu primeiro passo.
Eu estou fazendo os meus 50% do trabalho, e te convido a fazer os teus 50% também.
Se você quiser, se você sentir que essa é uma necessidade sua, eu te convido a participar do Grupo de Estudos de Gestão Médica Inteligente no WhatsApp. É um grupo em que eu participo ativamente trocando ideias com colegas de todo o Brasil sobre dicas e técnicas para valorizar a nossa profissão. Ao final da página tem um link para o cadastro.
Esse grupo é fechado e sem outros compromissos além da troca sincera de experiências entre nós médicos. Mas preciso avisar que possui número limitado ´´de vagas pela capacidade do grupo (você até pode sair quando quiser). Pela disponibilidade de vagas, esse grupo está aberto somente em poucos momentos no ano´, e um deles é exatamente agora. É por isso que você não viu esse manifesto antes nem verá novamente dentro em breve.
É um grupo gratuito, é para médicos, mas é necessário preencher o formulário de aplicação. Após preencher o formulário, eu vou entrar em contato com você pessoalmente para combinarmos a sua entrada no grupo.
Dito isto, e se você chegou até aqui, agora você tem três opções.
- Se você ainda tiver alguma dúvida ou pergunta antes do seu cadastro, pode enviar um WhatsApp a equipe do Programa Gestão Inteligente. Clique aqui.
3. Se você achou tudo isso interessante, talvez seus colegas também possam gostar. Se desejar compartilhar esse manifesto com seus colegas, use os botões ao abaixo.
Um forte abraço!